8/21/2012


Parabéns, Bento Prado!

0
Olá leitores do Orsina!

Hoje é aniversário de Bento Prado!
Com esse motivo vamos comemorar os 75 anos de vida de Bento Prado, que infelizmente faleceu em 2007, mas suas obras jamais serão esquecidas!

PARABÉNS BENTO PRADO!










Bento Prado de Almeida Ferraz Júnior, conhecido como Bento Prado, ou Prado Jr. (Jaú21 de agosto de 1937 — São Carlos12 de janeiro de 2007), foi professor de Filosofia na Universidade de São Paulo, posteriormente, na Universidade Federal de São Carlosfilósofoescritorprofessorcrítico literário,tradutor e poeta brasileiro.



Foi aposentado compulsoriamente pela ditadura militar em abril de 1969, na ação conduzida pelo então ministro da Justiça, Gama e Silva, na verdade reitor licenciado da universidade, contra seus próprios colegas, inclusive o vice-reitor em exercício, Hélio Lourenço. Bento Prado Jr. foi cassado juntamente com seu colega José Arthur Giannotti e autoexilou-se na França, de onde somente retornou no final dos anos 1970, para lecionar, primeiro na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e depois na UFSCar, onde se tornou titular. Bento prado Junior era também professor







8/20/2012


Autor semanal: Thalita Rebouças

0
Olá leitores do Orsina!

Nesse quadro hoje de Autor Semanal, temos a escritora Thalita Rebouças, em homenagem a eletiva "Planeta Adoslecente", cuja nossa professora de literatura Beth e nossa bibliotecária Érica  participam na nossa sala de leitura.



Thalita Rebouças , uma autora voltada para o público teen, é uma das escritoras mais procuradas em nossa biblioteca. Por esse motivo, achamos que ela merece destaque em nosso quadro semanal.






 Thalita Rebouças nasceu no Rio de Janeiro em 1974 e é um dos maiores fenómenos da literatura juvenil no Brasil, tendo atingido em 2011 a marca de um milhão de exemplares vendidos. Que Cena, Mãe! chegou às listas dos mais vendidos da revista Época e do jornal O Globo, figurando ao lado de títulos como Harry Potter ou O Principezinho. Malu é uma das suas personagens mais acarinhadas pelo público e, na coleção «As Cenas dda Malu», a Presença publicou já os títulos  Fala Sério, Mãe, Fala sério Pai, Fala sério Amiga, Fala sério Amor, Fala Sério Professor, e Fala sério Filha!
Ela também é autora de Uma fada veio me visitar, Traição entre amigas, Ela disse ele disse, Era uma vez minha primeira vez.





 






 

Parabéns Martha Medeiros!

0


Olá leitores do Orsina!







PARABÉNS, MARTHA MEDEIROS!




Hoje , 20 de agosto de 2012, é aniversário de Martha Medeiros, poetisa e cronista conhecida nacionalmente.

Por isso esse talento não pode passar despecebido. Com esse motivo , fazemos uma homenagem a esta escritora  gaúcha que também jornalista e dedicou-se a várias obras, como: Strip-Tease, Meia noite e um quarto , Persona non grata , De Cara Lavada , A Terra Gasta e Poesia Reunida , suas obras mais famosas.

Conheça mais a sua história inspiradora!

Martha Medeiros nasceu no dia 20 de agosto de 1961. É jornalista, escritora, aforista e poeta brasileira.




Filha de José ernardo Barreto de Medeiros e Isabel Mattos de Medeiros, é colunista do jornal Zero Hora de Porto Alegre, e de O Globo, do Rio de Janeiro. Casou-se com o publicitário Luiz Telmo de Oliveira Ramos e tem duas filhas. Estudou no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, tradicional de Porto Alegre, localizado nos arredores do bairro Moinhos de Vento. Formou-se em 1982 na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre.
Trabalhou em propaganda e publicidade, mas logo se sentiu frustrada com a carreira. Quando seu marido recebeu uma proposta de trabalho no Chile, decidiu que uma mudança de país seria uma ótima oportunidade para dar um tempo na profissão. Esta estada de nove meses no Chile, na qual passou escrevendo poesia, acabou sendo um divisor de águas na sua vida. Quando voltou para Porto Alegre, começou a escrever crônicas para jornal e, a partir daí, sua carreira literária deslanchou.


Obras Publicadas
  • Strip-Tease (1985) - Poesia
  • Meia noite e um quarto (1987) - Poesia
  • Persona non grata (1991) - Poesia
  • De Cara Lavada (1995) - Poesia
  • A Terra Gasta (1996) - Poesia
  • Poesia Reunida (1998)
  • Geração Bivolt (1995) - Primeiro livro de crônicas
  • Topless (1997) - Crônicas
  • Santiago do Chile (1996) - guia de viagem
  • Trem-Bala (1999) - Livro de crônicas, adaptado para o teatro, sob direção de Irene Brietzke.
  • Non Stop (2000) - Crônicas
  • Cartas Extraviadas e Outros Poemas (2000)
  • De Café e Cogumelos (2001) - Crônicas
  • Divã (2002) - Romance que deu origem a uma peça, a um filme e série de TV, todos estrelados pela atriz Lilia Cabral, no papel de Mercedes.
  • Montanha-Russa (2003) - Crônicas
  • Coisas da Vida (2005) - Crônicas
  • Esquisita como Eu (2004) - Infantil
  • Selma e Sinatra (2005) - Romance
  • Tudo que Eu Queria te Dizer (2007) - Adaptado para o teatro e estrelado por Ana Beatriz Nogueira
  • Doidas e Santas (2008) - Crônicas - Adaptado para o teatro e estrelado por Cissa Guimarães
  • Fora de Mim(2010) - Romance - Em 2012 será adaptado para o teatro e estrelado por Flávia Alessandra
  • Feliz por Nada (2011) - Crônicas





8/18/2012


Feliz aniversário PERCY JACKSON!

0


FELIZ ANIVERSÁRIO, PERCY!


Olá leitores do Orsina e semideuses!
Hoje, 18 de agosto, é aniversário do herói Percy Jackson , de Percy Jackson e os Olimpianos.
Por isso, vamos fazer uma homenagem a esse semideus tão querido.



Percy Jackson é um personagem fictício da série Percy Jackson & the Olympians escrita por Rick Riordan. Percy é o protagonista e narrador da série. Ele também aparece na série sucessora The Heroes of Olympus.[1] Percy é apresentado no primeiro livro da série como um pré-adolescente com 12 anos de idade, que foi diagnosticado com TDAH e dislexia Depois de ser atacado na sua atual escola, ele é escoltado por Grover Underwood, seu melhor amigo, para o Acampamento Meio-Sangue, um acampamento secreto, em Long Island, criado para proteger e treinar semideuses para que eles possam se defender sozinhos.[2] Lá ele encontra Quíron que até então era seu professor de Mitologia. Quíron revela a Percy que ele é um meio-sangue. Além de descobrir que Grover é um sátiro, ele conhece Annabeth Chase, filha de Atena, Luke Castellan filho de Hermes e outros meio-sanguesEle é revelado filho de Poseidon logo em seguida, e recebe prestígio após concluir uma missão com louvor. No desenrolar da série Percy é traído por Luke que passa a ser seu inimigo durante toda a série. Começa namoro com Annabeth, e conhece personagens importantes como Tyson, seu meio-irmão ciclope, Thalia Grace, filha de Zeus e Bianca e Nico di Angelo filhos de Hades e a mortal Rachel Elizabeth Dare. Percy é fruto de um relacionamento entre o deus do mar, Poseidon e a mortal Sally Jackson A saga foi criada por Rick Riordan, que se inspirou em seu filho mais velho, que tinha baixa autoestima por ser disléxico e hiperativo. Quando o menino era pequeno, Rick contava histórias de aventura para o filho, onde o personagem principal era sempre alguém disléxico e hiperativo, e daí começaram as ideias para a saga.














8/15/2012


HPJV

0




Olá leitores do Orsina!
Bom,como todos sabem, atualmente as sagas Harry Potter, de J.K Rowling, Percy Jackson e os Olimpianos de Rick Riordan e os Jogos Vorazes, de Suzane Collins, fazem muito sucesso com os leitores juvenis.

Por isso, esses livros irão receber destaque em nosso facebook, para incentivar a leitura dessas coleções mágicas, divinas e mortais.

Confiram!




Quer mais dicas?!
Confiram nosso facebook



Oficial listagem do Grupo de PJ

0


Olá leitores do Orsina!



Hoje temos a listagem oficial do Grupo de Amantes de Percy Jackson ,sendo os participantes confirmados:

1 - Esther Magalhões , da 1703.
2- Morghanna de Carvalho, 1702
3-Sara Cypreste, 1702
4-Natália Sacramento, 1702
5- Maria Eduarda Oliveira, 1701
6-Juan Pinheiro, 1801
7-Marvin, 1802



Agora os não confirmados, mas que se mostraram interessados:

1- Jessica Falcão, 1702
2-Clara, 1703



Se quiser mais informações procure nossos monitores ou bibliotecários.


A polêmica entrevista com Ariano Suassuna!

0

Olá leitores do Orsina!

Leia aqui alguns trechos da entrevista com nosso homenageado , Ariano Suassuna, escritor e romancista.




Quais são os dez maiores romances da literatura universal , em sua opinião?

Ariano Suassuna - O senhor está falando com um arcaico. O número de escritores bons e excepcionais é reduzido. os dez são somente sete. "Dom Quixote", "Crime e Castigo" , "O idiota" , "Os demônios" , "Guerra e Paz" e "Em Busca do tempo perdido"

O sr. acompanha a produção comteporânea?

Ariano Suassuna - Não existe arte nova ou velha, só boa ou ruim. Para mim, o último grande romancista foi Proust.

O sr. usa computador?

Ariano Suassuna - Não sou contra computador, mas não quero usar. Escrevo à mão, é por prazer, eu só sinto prazer de escrever a mão.


E a internet?

Ariano Suassuna-  A velocidade da comunicação não é coisa boa. A arte exige vagar e dedicação exclusiva. O que vou dizer vai talvez te deixar chocado, mas infezlimente,  no território da arte, não existe democracia. Nem pode existir. Cervantes só existe um. Ninguém chega a ele através do computador.


Qual a importância do sertão em sua obra?

Ariano Suassuna - Todo o Universo de um escritor se forma na infância e na adolescência.

O senhor assite TV?

Ariano Suassuna - Assito novela. Das seis , das sete e das oito. Acho melhor que qualquer enlatado americano.

E gosta?
Ariano Suassuna - Eu não disse que gosto, eu assito. Acho que novela vai de razoável á pessimo. Essas três que estão no ar são razoáveis.

Que acha de enforque nas tramas da classe C?

Ariano Suassuna  - Você pode ser rico ou pobre, mas os problemas que afetam verdadeiramente o ser humano são os mesmos.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 Opinião desse artista sobre celebridades atuais:

"Lady Gaga tem mais sucesso hoje, mas será que será lembrada daqui a 5 séculos? 'Os Sertões' será." (risos)



E sobre a diversidade de culturas e de raças:

"Mistura de raças não é impureza, é riqueza" .




O mestre veste-se frequentemente com cores da bandeira da Paraíba.


Registre sua opinião sobre trechos desta entrevista polêmica. O espaço é seu, sua opinião é bem - vinda!












8/14/2012


Ave Hitchcock!

0


PARABÉNS ,MESTRE!







Hoje, Alfred Hitchcock completaria 113 anos. 



Apesar de ter deixado esse mundo em 1980, para nossa felicidade sua obra permanece eterna.


Dentre muitos outros diretores-autores, Hitchcock se destaca não só por ter 

uma genialidade técnica óbvia, mas também por tratar dos mais diversos 


assuntos dentro de uma trama de suspense.



"A ficção é como a vida, mas sem as partes chatas."

Ave Hitchcock!











Flash do livro #14

0
Olá leitores do Orsina!


"A invenção de Hugo Cabret" , de Brian Selznick, é uma bela  homenagem à sétima arte. Todos que apreciam o cinema, vão se emocionar por essa leitura fantástica!






RESUMO:

Paris, anos 30. Hugo Cabret é um órfão que vive escondido nas paredes da estação de trem. Ele guarda consigo um robô quebrado, deixado por seu pai . Um dia, ao fugir do inspetor , ele conhece Isabelle , uma jovem com quem faz amizade. Logo Hugo descobre que ela tem uma chave com o fecho em forma de coração, exatamente do mesmo tamanho da fechadura existente no robô. O robô volta então a funcionar, levando a dupla a tentar resolver um mistério mágico.


Vale a pena conferir essa leitura "cinematográfica" 


Bebendo meu café #7

0
Olá leitores do Orsina!





No bebendo meu café , vamos apresentar o livro "Para querer bem" de Manuel Bandeira,por ser bem recomendado em nossa biblioteca por leitores e monitores.








RESUMO:



A poesia de Manuel Bandeira encanta pela sua simplicidade. É uma poesia que não disfarça a ternura pelos lugares, objetos e seres que retrata. Uma poesia que, partindo de um olhar para as coisas pequenas e ínfimas, atinge uma profundidade rara. Nas imagens de Manuel Bandeira, como Bartolomeu Campos de Queirós aponta muito bem em sua apresentação, podemos encontrar "muitos fragmentos de infância". É muitas vezes nas suas lembranças de menino, em meio a balões de papel colorido, porquinhos-da-índia, brincadeiras e festas de São João, que o autor vai encontrar imagens que falam de coisas difíceis e às vezes doloridas, como o amor, a doença, a morte. As suas palavras se encadeiam de forma delicada e lúdica, com um humor sutil que se faz presente mesmo nos momentos mais graves. Essa mistura inusitada, porém harmônica, de humor e melancolia, pega o leitor desprevenido, levando-o a transitar rapidamente do riso para o choro e do choro para o riso.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------


Confira esse livro em nosso acervo! 

Sugestão de livro

0
Nossa monitora Fabiane Wendling , da turma 1801, recomendou um novo livro para nosso acervo: 
O Xangô de Baker Street , de Jo Soares.










Outra recomendação é Estilhaça-me , de Tahereh Mafi, sugerido por nossa voluntária Morghanna de Carvalho. - esse livro é uma trilogia.





E também Lantejoulas, estrelas e holofotes, a trerceira continuação da série Linhas, de Sophia Bennett, recomendando por Sara Cypreste - ainda não tem data prevista para lançamento no Brasil






Esses livros ainda não estão disponiveis em nossa biblioteca, mas vale a pena conferir essas leituras!



Bebendo meu café #6

0
Olá leitores do Orsina!





Nesse quadro de "Bebendo meu café" de hoje, vamos apresentar um livro com uma história muito interessante e uma rápida leitura!






A árvore que dava dinheiro
Breve Resumo:
Mesclado de fantasia e realidade, destacando a ambição e a ansiedade do homem pela fortuna fácil nasce “A árvore que dava dinheiro”.
Havia no povoado Felicidade, um velho rico, mas unha-de-fome. Morava num belo sobrado que comprara da viúva do fundador desse lugar. Vivia numa extrema economia que chamava a atenção das pessoas. Almoçava sempre feijão com chuchu e jantava chuchu com arroz.
Comprou muitas casas e tomou posse de outras, que emprestando dinheiro a juros, tomava-as dos que não podiam lhe pagar.
Quando morreu, agitou o povoado. Todos o velaram esperando a sua parte. Deixou o sobrado para a sua velha empregada e as casas alugadas para os próprios inquilinos. Era lua cheia e noite estrelada. Fizeram uma festa com muita euforia. Pobre cadáver: foi enterrado como indigente num caixão sem verniz e sem flores.
Deixou três sementes para que plantassem em cerimônia pública. Fazia parte do testamento. Das três sementes, apenas uma vingou. Cresceu rápido, aguada por um cachorro, desenvolveu uma flor de uma pétala só: uma nota de dinheiro. Foi encontrada por um garoto que a levou à sua mãe, a qual pôde assim, suprir algumas carências de sua casa.
Certo dia, mediante um vendaval, caíram muitas notas ainda inacabadas, provocando um corre-corre de gente olhando o chão, procurando a outra parte de suas notas. Daí então, sempre ocorria de alguém encontrar algumas notas no chão, embora não intencionalmente, porém ninguém comentava um com o outro.
Quando as notas voltaram a cair, a multidão avançando pegava suas notas e pedaços de galhos para plantar em suas casas. Estavam enlouquecidos: queriam aquele tesouro mais ao seu alcance.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
E o resto você precisará ler para saber.
 




Flash do livro #13

0



                








Olá leitores do Orsina!



A nossa recomendação de hoje é um clássico  da literatura, cujo sucesso foi tão intenso que sua presença nas bibliotecas escolares é obrigatória - e necessária.
O Flash do livro de hoje é A Revolução dos Bichos, de George Orwell, o pseudonimo de Eric Arthur Blair.



RESUMO :



Depois de conseguirem se livrar de seu algoz, o terrível Sr. Jones, os animais da Granja do Solar criaram suas próprias leis e imaginaram um mundo utópico de liberdade e plenitude. Porém uma cruel elite assumiu o controle da sociedade e os bichos seviram novamente enredados num regime totalitário, como nos velhos tempos. Esta fábula, habilmente construída por George Orwell, sobre a traição a um ideal, pelos caminhos da tirania e da corrupção, é ainda tão atual e relevante quanto o foi, em 1945,data de sua primeira publicação. George Orwell extraiu de suas experiências políticas e profissionais a matéria-prima para a elaboração de A Revolução dos Bichos, que denuncia os caminhos distorcidos do poder ilimitado.




Gostou? Então , aproveite que nosso acervo dispõe essa leitura!














8/13/2012


Autor semanal : Anne Frank

0



Olá leitores dos Orsina!





Hoje temos um novo  autor semanal , em homenagem ao encerramento das Olimpíadas, ontem.
Você sabia que as Olimpíadas tinham inicialmente a intenção de acabar com  as guerras ( além de cultuar os antigos deuses gregos)?






Por isso , hoje nossa autora semanal é  Anne Frank , em homenagem ao fim das guerras - por enquanto.


Anne Frank é a autora do diário mais conhecido do mundo - O diário de Anne Frank, que ela escreveu diariamente durante a 2° Guerra Mundial.



  







O diário mais famoso do mundo.
Annelisse Maria Frank, mais conhecida como Anne Frank (Frankfurt am Main, 12 de Junho de 1929 —Bergen-Belsen, 31 de Março de 1945), foi uma adolescente alemã de origem judaica, vítima do holocausto, que morreu aos quinze anos de idade num campo de concentração. Ela se tornou mundialmente famosa com a publicação póstuma de seu diário, no qual escrevia as experiências do período em que sua família se escondeu da perseguição aos judeus dos Países Baixos. O conjunto de relatos, que recebeu o nome de Diário de Anne Frank, foi publicado pela primeira vez em 1947 e é considerado um dos livros mais importantes do século XX.
Embora tenha nascido na cidade alemã de Frankfurt am Main, Anne passou a maior parte da vida em Amsterdã, nos Países Baixos. Sua família se mudou para lá em 1933, ano da ascensão dos nazistas ao poder. Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, o território neerlandês foi ocupado e a política de perseguição do Reich foi estendida à população judaica residente no país. A família de Anne passou a se esconder em julho de 1942, abrigando-se em cômodos secretos de um edifício comercial.
Durante o período no chamado "anexo secreto", Anne escrevia no diário suas intimidades e também o cotidiano das pessoas ao seu redor. E lá permaneceu por dois anos até que, em 1944, um delator desconhecido revelou o esconderijo às autoridades nazistas. O grupo foi, então, levado para campos de concentração. Anne Frank e sua irmã Margot foram transferidas para o campo de Bergen-Belsen, onde morreram de tifo em março de 1945.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Temos disponível esse exemplar do Diário de Anne Frank. Confira. Vale a pena conhecer mais sobre esse assunto tão interessante e ao mesmo tempo, tão lamentável. 

 

★  12 de Junho de 1929



†  31 de Março de 1945




                                                                            



                                                                              




8/10/2012


Parabéns Jorge Amado- 100 anos!

0



Em homenagem ao nosso escritor baiano que hoje faria 100 anos, um fragmento de "Capitões da Areia"

    "Igual a uma noiva, pensava Pedro Bala, entendido na areia. A lua amarelava o areal, as estrelas se refletiam no mar azul da Bahia. Ela veio, deitou ao lado dele. E começaram a falar de coisas tolas. Igual a uma noiva. Não se beijavam, não se abraçavam, o sexo não os chamava naquele momento. Só de leve o loiro cabelo dela tocava em Pedro Bala.
      - Tu tem o cabelo bonito... - disse ele.
      Ela riu, olhou o cabelo dele:
      - O teu também.
     Riram os dois e logo foi uma gargalhada. Ela começou a contar coisas do morro, história dos vizinhos, ele relembrava fatos da vida agitada do grupo: 
      - Vim pra rua com cinco anos. Menor que teu irmão...
     Riam inocentemente, felizes de estarem um ao lado do outro. Depois o sono veio. Estavam separados,        Pedro tomou a mão dela, segurou. Dormiram como dois irmãos."

Ês um aperitivo, desta grande obra literária, venha conhecer o amor de Dora e Pedro Bala !

8/08/2012


Jogos, Escola e Acampamento - Princesa de Avalon

1





 Moro em Panem
Onde você não é ninguém

A não ser que participe dos Jogos Vorazes
E,reze para que escapes 




Estudo em Hogwarts , a escola de magia
Onde aprendemos bruxaria
Qual sua casa ? Isso é essencial!
Sonserina, Lufa-Lufa , Grifinória ou Corvinal!


Nas férias, Acampamento Meio Sangue, para semideuses.
Filhos dos deuses. Qual será seu chalé?
Já jogou captura á bandeira?
Não pode bobear!


Se você é mortal
Ou da Capital
Se é trouxa
Não entenderá essa poesia...poxa!
(Autoria: Princesa de Avalon)



Bebendo meu café #5

0
















Olá leitores do Orsina!
Aqui estamos na nossa 5° edição de "Bebendo meu café" com um livro que foi recomendando por nossos voluntários: Pai sem terno e gravata. 





                             RESUMO




Andréia narra sobre sua vida, que passou por uma forte mudança desde que, primeiro a mãe, depois o pai, perderam os empregos. A família, composta também por dois irmãos mais velhos, teve de apertar o cinto, dispensar a empregada, mudar de casa e as crianças de escola, fazer economia. A menina recorda de tempos mais fartos com saudade, vê o pai ficando cada vez mais nervoso e acabado, o clima piora. Mas, depois, ela vê também o lado positivo das mudanças - na nova escola há pessoas interessantes, o pai e a mãe vão trabalhar com artesanato, ele já não usa terno e gravata, os irmãos se solidarizam. O desemprego do pai faz a família se solidarizar e mudar de vida - quando a crise chega, todos tem de participar; até as crianças.



Esse livro tem em nosso acervo e tem uma leitura bem leve para pessoas que querem se manter ligadas na literatura e não dispõem tanto tempo...ou iniciantes nesse processo.

Vale a pena conferir, esse livro é reconhecido como melhor livro Juvenil da categoria Realidade. Quem sabe você não se identifica?





Depressão - Princesa de Avalon

0





Depressão
Desse sintoma , dessa situação
Ninguém é exceção
Isso é além da compreensão


Ouça a razão
A tristeza chega no coração
Em livros, na vida e na poesia...
Tudo que verá é melancolia.

Em amor,
Veja a dor
De um coração partido
e sofrido.

Em alegria,
mesmo com magia
Você verá a futilidade
A falta de maturidade.


Em tristeza,
A grave ou com sutileza
O único pensamento, penso eu:
"Parece comigo...com meu eu."
(Autoria: Princesa de Avalon)

Astral - Princesa Alva

0





Se houvesse um jeito de ajudá-la
Eu ajudaria
Se houvesse um jeito de falar
Eu falaria.


Mas isso depende de você
Você precisa de energia
Busque mais o seu humor
Que encontra-lá a alegria.


Não fique para baixo
Levante seu astral
Vamos lá, vai ser divertido
Vai ser muito legal!


Este poema é para você
Que neste dia tão feliz
Carrega aquele ódio 
Que a deixa tão infeliz.


(Autoria: Princesa de Alva. )