11/22/2012


Flash do livro #18

0


Olá leitores do Orsina!
Por recomendação de nossa voluntária, hoje nosso livro recomendado é Garoto encontra Garota, de Meg Cabot









Conheça Kate Mackenzie, moradora de Nova York: ela é assistente da T.P.M. (Tirana, Perversa e Maldosa). Amy Jenkins, diabólica diretora de RH; o EX-NAMORADO a enrolou por 10 anos e ela está desesperada atrás de um conjugado bacana, barato. Já chega, né?! Pra piorar, a TPM. ordena que Kate demita a funcionária mais popular da empresa, o que a leva a ser processada pela demissão injusta. Mas, contrariando todas as probabilidades, Kate encontra o amor de sua vida no Tribunal Mais um delicioso livro de Meg Cabot, escrito sob a forma de e-mails, torpedos e memorandos corporativos. 




Autor: Meg Cabot 


(Fonte:http://www.sinopsedolivro.com/2009/08/garoto-encontra-garota.html)

Autora semanal: Antoine de Saint-Exupéry,

0
Olá leitores do Orsina! Hoje o autor semanal é um escritor proclamado pela literatura, tanto francesa quanto mundial.  Conheçam  Antoine de Saint-Exupéry, autor de  O pequeno príncipe ( le petit prince, em francês)









Antoine de Saint Exupéry (1900-1944) foi um escritor, ilustrador e piloto francês, conhecido pela autoria do livro “O Pequeno Príncipe”. Entre outras famosas frases, podemos destacar: “O essencial é invisível aos olhos”.
Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry nasceu em Lyon. Era o terceiro filho do conde Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe. Teve educação no colégio jesuíta Notre Dame de Saint Croix. Depois, estudou no colégio de maristas, em Friburgo, na Suíça. Entrou para o serviço militar na aviação depois de ter sido reprovado para a Escola Naval.
Tornou-se piloto civil e subtenente da reserva. Atuou também como piloto de linha. Foi cabo militar no sul de Marrocos, negociando com pilotos detidos nos acidentes ocorridos naquele local.
Antoine de Saint-Exupéry escreveu em jornais e revistas francesas. Assuntos como a guerra civil e a ocupação alemã da França foram temas recorrentes em seus textos.
Seu livro mais famoso é o “Pequeno Príncipe”, cuja obra é rica em simbolismo, com personagens como a serpente, a rosa, o adulto solitário, a raposa. O personagem principal do livro vivia sozinho num planeta pequeno, onde existiam três vulcões, dois ativos e um já extinto. Outro personagem representativo é a rosa, cujo orgulho, levou o pequeno príncipe a uma viagem pela terra. Na viagem, encontrou outros personagens que o levaram ao desvendamento do sentido da vida.






Antoine de Saint Exupéry morreu num acidente de avião, em 31 de julho de 1944, provavelmente, perto da baía de Carqueiranne, em Toulon. Seu corpo não foi identificado.


"Tú se tornas ETERNAMENTE responsável, por aquilo que cativas!"
O pequeno príncipe"




( Fonte: http://www.e-biografias.net/antoine_de_saint_exupery/)

11/13/2012


Autor semanal:Brian Selznick

0
Olá leitores do Orsina!

Nosso autor é Brian Selznick, escritor da invenção de Hugo Cabret, adorado e lido por praticamente todos os voluntários!


Brian Selznick É autor e ilustrador de muitos livros infantis. Nascido em East Brunswick Township, Nova Jersey, no ano de 1966. Sua família é composta por sua irmã e seu irmão e mais seis sobrinhos, ele é primo de David O. Selznick e Myron Selznick. Brian estudou na Rhode Island School of Design e depois começou a trabalhar por três anos em livros Eeyore para as crianças de manhattan, enquanto criava sua primeira obra (A caixa de Houdini) que foi publicado em 1991. Em 2007, Brian lançou o seu livro A Invenção de Hugo Cabret e ganhou uma medalha caldecott em 2008. A Invenção de Hugo Cabret será transformada em um filme pelo diretor Martin Scorsese e será lançado em 2011. Na opnião de Brian Selznick, A invenção de Hugo Cabret é de longe o maior e mais envolvido livro que já trabalhou. Atualmente vive em Brooklyn, Nova York e San Diego, Califórnia.
 ( Fonte: http://justsisters8.blogspot.com.br/p/biografia-de-brian-selznick.html)

Foto do livro "A invenção de Hugo Cabret" best -seller de Brian





11/12/2012


Fique de olho: Aniversário Auguste Rodin

0
Olá leiotores do Orsina!


Nesta segunda-feira, dia 12 de novembro, o Google lançou mais um doodle comemorativo em sua página inicial. O homegeado da vez é o escultor francês Auguste Rodin, que hoje comemora seu 172º aniversário.





Auguste Rodin nasceu no dia 12 de novembro de 1840, na cidade de Paris. Rodin desde pequeno demonstrou gosto pela arte. Ainda pequeno, ele fez suas primeiras esculturas utilizando a massa de pão de sua mãe. Com 15 anos o escultor começou a ter suas primeiras aulas em uma pequena academia. Mais tarde Rodin foi aceito na  Escola de Artes Decorativas e depois ingressou na Academia de Belas Artes. Em 1864 Rodin terminou a sua primeira obra, chamada “O Homem de Naris Quebrado”. A escultura acabou não sendo bem recebida pela crítica, que julgava a obra como inacabada. Após viajar pela Itália, Rodin terminou no ano de 1878 a escultura “São João Batista Pregando”.
Entre tantas obras criadas por Rodin, as mais famosas são: “O Pensador”, “O Beijo” e “Balzac”.
Um acontecimento interessante de se citar sobre a vida de Rodin é que ele teve um romance com Camille Claudel, famosa escultora que foi assistente de Rodin e que muitas vezes teve seu trabalho confundido com as de Rodin. Não bastasse isso, Camille acusou Rodin de tentar se apropriar de seus trabalhos. Com isso, acabou sendo internada em um manicômio, onde acabou vivendo até o final de sua vida.
Aos 77 anos, Rodin acabou falecendo na cidade de Meudon, no dia 17 de novembro de 1917





 


11/08/2012


Fique ligado: Bram Stoker

0
Olá leitores do Orsina!


BRAM STOKER
E SUA IDEIAS GENIAIS





Abraham "Bram" Stoker  foi um escritor romancista, poeta e contista irlandês, mais conhecido atualmente por seu romance gótico Drácula a principal obra no desenvolvimento do mito literário moderno do vampiro. Sempre estudando em Dublin, escreveu seu primeiro ensaio aos 16 anos e, em 1875 concluiu seu mestrado. Conseguiu se tornar crítico de teatro, sem remuneração, no jornal Dublin Eventing Mail. Em 1878 Stoker casou-se com Florence Balcombe, cujo ex-pretendente foi Oscar Wilde. Com a mulher, mudou-se para Londres, onde passou a trabalhar na companhia teatral Irving Lyceum, assumindo várias funções e permanecendo nela por 27 anos. Em 31 de Dezembro de 1879 nasceu seu único filho, Irving Noel Thornley Stoker. Trabalhando para o ator Henry Irving, Stoker viajou por vários países, apesar de nunca ter visitado a Europa Oriental, cenário de seu famoso romance. Enquanto esteve no Lyceum Theatre de Londres, começou a escrever romances e fez parte da equipe literária do jornal londrino Daily Telegraph, para o qual escreveu ficção e outros gênero Antes de escrever Dracula, Stoker passou vários anos pesquisando folclore europeu e as histórias mitológicas dos vampiros. Depois de sofrer uma série de derrames cerebrais, Stoker faleceu em Londres em 1912. Alguns biógrafos atribuem a um processo desencadeado por uma sífilis terciária como causa de sua morte. Foi cremado e suas cinzas estão numa urna no Crematório de Golders Green, Golders Green, em Londres, Inglaterra.. No dia 08 de Novembro de 2012, foi homenageado pelo Google, com um doodle oficial, comemorando o seu 165º aniversário




11/06/2012


Quiz de Shakespeare - resultados

0

Olá leitores do Orsina!
Confira aqui o quiz do Shakespeare!




O resultado


Gabriela Bareto - 1802
Erich Silvia Andrade dos Santos- 1802
Luis Carlos Nunes Freire Pereira -1801
Beatriz da Silva Oliveira - 1801

Esses alunos foram selecionados para a finalíssima, que será no dia 22 de novembro, a partir das 10 horas na sala de leitura com a presença dos alunos destas turmas!

Aguardem notícias!


Professor - Princesa Alva e La Belle

0

 
 
Olá leitores do Orsina!
 
Novo acróstivo para vocês!
 
 
 
Acróstico em homenagem aos professores, ao dia que lhes pertence:

Professor

P-preciso
R-responsável
O-organizado
F-fantástico
E-esplêndido
S-sensacional
O-o melhor
R-respeitável
E-especial
S-sabichão

(Autoria: Princesa Alva e La Belle)

Autor Semanal: Manuel António Pina

0
Olá leitores do Orsina!





Nosso autor semanal é um português que faleceu recentemente e escreveu para jovens e crianças, além de ter escrito literatura adulta. Infelizmente não tem ainda livros no Brasil,mas merece uma homenagem de nossa biblioteca, pois além de ser um ótimo escritor, neste ano e no próximo comemoramos o ano  de Portugal no Brasil e Brasil em Portugal.











 

Manuel António Pina, jornalista, poeta e escritor tinha 68 anos, nasceu no Sabugal, licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra. Vivia no Porto e foi jornalista do "Jornal de Notícias" durante três décadas, sendo repórter, redator, editor e chefe de Redação, mantendo até há poucos meses, na última página do JN, a crónica "Por outras palavras e foi ainda cronista da "Notícias Magazine".



Foi galardoado em 2011 com o importante Prémio Camões, e a sua vasta obra é fundamentalmente constituída por poesia e literatura infantil, sendo também autor de inúmeras peças de teatro e de livros de ficção e de crónica. Algumas dessas obras foram adaptadas ao cinema e televisão e editadas também em disco.



Conheça a obra de Manuel António Pina.
1973 - "O país das pessoas de pernas para o ar" (lit. infanto-juvenil)
1974 - "Ainda não é o fim nem o princípio do Mundo, calma é apenas um pouco tarde" (poesia)
1974 - "Gigões & anantes" (lit. infanto-juvenil)
1976 - "O têpluquê" (lit. infanto-juvenil)
1978 - Aquele que quer morrer (poesia)
1981 - "A lâmpada do quarto? A criança?" (poesia)
1983 - "O pássaro da cabeça" (poesia)
1983 - "Os dois ladrões" (teatro)
1984 - "Nenhum sítio" (poesia)
1984 - "História com reis, rainhas, bobos, bombeiros e galinhas" (lit. infanto-juvenil)
1985 - A guerra do tabuleiro de xadrez(lit. infanto-juvenil)
1986 - Os piratas(ficção)
1989 - "O caminho de casa" (poesia)
1987 - "O inventão" (teatro)
1991 - Um sítio onde pousar a cabeça (poesia)
1992 - "Algo parecido com isto, da mesma substância" (poesia)
1993 - "Farewell happy fields" (poesia)
1993 - "O tesouro" (lit. infanto-juvenil)
1994 - "Cuidados intensivos" (poesia)
1994 - "O anacronista" (crónica)
1995 - O meu rio é de ouro /Mi rio es de oro (lit. infanto-juvenil)
1998 - "Aquilo que os olhos vêem, ou O Adamastor" (teatro)
1999 - Nenhuma palavra, nenhuma lembrança (poesia)
1999 - "Histórias que me contaste tu" (lit. infanto-juvenil)
2001 - "Atropelamento e fuga" (poesia)
2001 - "A noite" (teatro)
2001 - "Pequeno livro de desmatemática" (lit. infanto juvenil)
2002 - "Poesia reunida" (poesia)
2002 - "Perguntem aos vossos gatos e aos vossos câes" (teatro)
2002 - "Porto, modo de dizer" (crónica)
2003 - Os livros (poesia)
2003 - "Os papéis de K." (ficção)
2004 - "O cavalinho de pau do Menino Jesus" (lit. infanto-juvenil)
2005 - "Queres Bordalo?" (ficção)
2005 - "História do Capuchinho Vermelho contada a crianças e nem por isso por Manuel António Pina segundo desenhos de Paula Rego" (lit. infanto-juvenil)
2007 - "Dito em voz alta" (entrevistas)
2008 - "Gatos" (poesia)
2009 - "História do sábio fechado na sua biblioteca" (teatro)