5/31/2012


Flash no Livro #8 - Coleção Jogos Vorazes

0
Hoje, dia 31, chegou para o nosso acervo a trilogia dos JOGOS VORAZES! Essa trilogia consiste nos 3 livros da série, "Jogos Vorazes", "Em Chamas" e "A Esperança".

 
SINOPSE:
"Numa nação chamada Panem, jovens de 12 a 18 anos são selecionados para lutar até a morte nos chamados Jogos vorazes. Katniss Everdeen se oferece para lutar no lugar da irmã, escolhida para o programa. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Até onde ela estará disposta a ir para ser vitoriosa? EM CHAMAS Depois de ganhar a brutal competição conhecida como Jogos vorazes, Katniss retorna ao seu distrito, torcendo por um futuro pacífico. Mas rumores sobre uma rebelião contra a Capital a colocam no centro de um novo conflito. A ESPERANÇA Depois de sobreviver aos jogos por duas vezes, Katniss tentará se encontrar no papel de símbolo de uma revolução, enquanto luta para proteger sua mãe e sua irmã no meio de uma guerra."

Super legal né galera!? Lembrando, esses livros já estão disponíveis no nosso acervo! ;D

5/30/2012


Flash do livro #7: A cama

0
Em A CAMA Lygia cria uma galeria de personagens cujas vidas se entrelaçam na disputa de uma inusitada cama -único bem material que restou a uma família outrora abastada e que agora, desencadeando conflitos ora cômicos, ora dramáticos, ganha no livro o status de personagem principal. 


Ao abrir o livro, o Sumário nos convida a decifrar o fascínio que uma cama exerce sob aqueles que a possuem: a cama na lembrança, a cama na foto antiga, a cama no morro, a cama no antiquário, a cama na espera. Na medida em que o leitor vai conhecendo os personagens, a cama -personagem principal desta drama - parece acordar velhas lembranças que não estão no livro, mas que estão sob a poeira do inconsciente de cada um de nós. 


De repente eu me vi lembrando de uma cama que também fora considerada um bem da família. Antes de meu pai partir desta para uma melhor, deixou claro para o resto dos filhos que depois de sua morte a sua cama teria uma dona: eu.Confesso que fiquei com a cama apenas por alguns meses. Senti que eu era a única a dormir naquela cama. Juntando energia de tantos falecidos, ficou difícil conseguir descansar. Também, a cama estava na família há tantos anos que já parecia parente próximo. 




 
Na verdade, a cama me fazia muito mal. Eu tinha insônia, dor de cabeça, comichão, crise nervosa. Coisa esquisita. Minha mãe resolveu não só tirar a cama do meu quarto como tocar fogo. Lá se foi o bem secular. Engraçado que com a cama foi se a dor de cabeça, a insônia e comichão. 


Todos queriam dormir na cama da Lygia. Contudo, só conseguiram ficar com a cama por um tempo. Até constatarem que ela tinha personalidade, energia, um não sei o quê de liberdade. Ela precisava de liberdade para poder repousar a sua secularidade, a sua imponência onde bem quisesse. Talvez a cama de meu pai também se comportasse assim. Não queria ser escolhida, mas queria escolher quem pudesse descansar em seus braços. 


Gostei muito desta obra. Gostei da delicadeza com que Lygia criou o universo e a identidade de seus personagens. Estes personagens também buscavam a sua individualidade, a mesma liberdade, o mesmo respeito já conquistado pela protagonista desta trama, a cama.

Doação de livros!

0
Olá leitores do Orsina!Caso vocês tenham livros em bom estado e que vocês não queiram mais, vocês podem  doá-los para nossa biblioteca, do Ginásio Experimental Carioca Orsina da Fonseca,  na :
 Rua São Francisco Xavier, 95 - Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 20550-010(21) 2569-0266 ‎
Aceitamos livros e gibis  sobre qualquer tema (com exceção de  religiosos e/ou pornográficos) e em bom estado. Agradecemos a sua compreensão e colaboração! 


 


Flash do livro #6: O Guanari

0

Livro recomendado : O Guanari, de José de Alencar!


José de Alencar, um dos grandes patriarcas da literatura brasileira, pelo volume e mensagem de sua obra, deu à ficção produzida no século XIX, um tratamento monumental. Escritor romântico, enfocou os mais importantes aspectos da nossa realidade: o índio e o branco; a cidade e o campo; o sertão e o litoral. A presente obra, que lhe granjeou popularidade ao ser lançado em folhetim, era lido avidamente, até nas ruas, à luz dos lampiões. O romance conta a história de amor entre o índio Peri e a moça branca Ceci, tendo como cenário o Brasil do século XVII.

Flash no Livro #5 - Diário de um Banana

0

Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental, onde fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos que são mais altos, mais malvados e já se barbeiam.



Em Diário de um Banana, o autor e ilustrados Jeff Kinney nos apresenta um herói improvável.

Flash no Livro #4 - O Retrato de Dorian Gray

0


Recomendação das bibliotecária Beth Tupper Gil e Érica Amaral: O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde.


 

O retrato de Dorian Gray é tido como a obra-prima do escritor irlandês Oscar Wilde (1854-1900), e conta a história de um jovem inglês, Dorian Gray, que é extremamente bonito e inocente. O rapaz é o modelo preferido do pintor Basil Hallward, e é no estúdio do artista que Dorian conhece lorde Henry Wotton, uma pessoa extremamente irônica, que vai influenciá-lo de modo decisivo. Quando Basil completa um retrato de Dorian, o moço fica tão fascinado com o que vê que deseja permanecer jovem para sempre.




Flash no Livro #3 - Coleção "Os Karas"

0




Coleção recomendada: Coleção "Os Karas"
São 5 livros que contam as aventuras de cinco jovens, moradores de São Paulo que estudam em um colégio fictício de da cidade o Elite.


 

Os livros em ordem cronológica são:
Droga da Obediência;
Pântano de Sangue;
Anjo da Morte;
A Droga do Amor e
Droga de Americana.





Flash no Livro #2 - Operação Buraco de Minhoca

0

Livro recomendado: Operação Buraco de Minhoca, de Laura Bergallo! 


Um buraco de minhoca pode ser a salvação do mundo! Estamos em 2192, e o planeta Terra está praticamente destruído. A única esperança é o Projeto Arca de Noé, idealizado por um milionário chinês, que pretende fundar uma nova humanidade num planeta distante.

Catorze jovens cuidadosamente preparados serão a semente dessa nova era no planeta Épsilon Eridani H, mas acontecimentos inesperados trazem algumas mudanças de planos.



 

É aí que entra a Operação Buraco de Minhoca, uma desesperada tentativa de salvar a vida no próprio planeta Terra.

Através de uma viagem ao passado utilizando a Ponte de Einstein-Rosen (vulgarmente conhecida como “buraco de minhoca” e que vem a ser um túnel do tempo cuja possibilidade teórica é amplamente aceita pelos cientistas), a protagonista Mira sai do século XXII para visitar o Brasil de 2007 e aqui acaba descobrindo que o segredo é cada um fazer a sua parte.

Temos esse livro no acervo da biblioteca! Vale a pena conferir!






PARABÉNS ÉRICA!

0
Ontem, fizemos uma homenagem para nossa bibliotecária, Érica Amaral, fizemos poesia coletiva e organizamos uma festinha surpresa onde tivemos um bolo de chocolate e um lindo cartão! PARABÉNS ÉRICA!
Além disso, tivemos várias poesias, veja algumas:


E- Estilosa
R-Racional
I - Inteligente
C- Carinhosa
A- Adorada por todos!

(Acróstico coletivo)

_____________________

E- Educada
R- Risonha
I- Interessante
C- Carinhosa
A- Amável
(Acróstico feito por Carlos Vinícius)

_____________________

Érica

Érica, grande poderosa
linda, sensível e majestosa
rainha da literatura e da cultura
nossa flor, paixão por livros sem cura
viver sem ela é uma loucura

No ano de 85, uma grande mulher nasceu
responsável, hoje ela cresceu
para ela as letras são magia
e texto, poesia

Nossa admiração por esse ser
chega a nos enternecer
sua inteligência é uma estrela brilhante
seu valor vale mais que diamante

Nós nem conseguimos imaginar
uma vida sem seu olhar
sem suas palavras cultas, adeus felicidade
por ela temos uma grande amizade.
(Criação coletiva dos Fonsecas e da Prof° Beth)

5/25/2012


Canção amiga.

0
Canção amiga

Eu preparo uma canção
em que minha mãe se reconheça,
todas as mães se reconheçam, 
e que fale como dois olhos.


Caminho por uma rua
que passa em muitos países.
Se não me vêem, eu vejo
e saúdo velhos amigos.


Eu distribuo um segredo
como quem ama ou sorri.
No jeito mais natural
dois carinhos se procuram.


Minha vida, nossas vidas
formam um só diamante.
Aprendi novas palavras
e tornei outras mais belas.


Eu preparo uma canção
que faça acordar os homens
e adormecer as crianças.

(Poesia de Carlos Drummond de Andrade, retirada do livro José & outros.)

Flash no Livro - Estreia

0
EEEE! Estamos de volta, durante um booom período sem postar, hoje, irei trazer um novo quadro, apoiado nas opiniões das pessoas que frequentam a biblioteca diarimente. O quadro irá se chamar "Flash no Livro", toda semana iremos postar um livro que foi o melhor na opinião dos visitantes, sua sinopse e sua capa, lhe dando também, uma opção de leitura.
O livro de hoje se chama "Fala sério, mãe", escrito pela Thalita Rebouças, de uma olhadinha:


Mãe e filha. Que relação complicada, essa! Amor, carinho, compreensão e, claro, muitas, muitas brigas. Brigas importantes, brigas bobas, brigas engraçadas, brigas memoráveis. Só variam conforme a idade. Boletim, namorados, arrumação do quarto, legumes, viagens, festas, hora de chegar das festas... tudo é motivo para essas pelejas domésticas.

Para Angela Cristina, elas são apenas carinho e preocupação. Para Maria de Lourdes, são chateação materna mesmo. Na primeira metade do livro, os textos mostram o ponto de vista da mãe. Mas depois do primeiro beijo, aos 12 anos, é Maria de Lourdes (ou Malu, como ela prefere) quem assume a narrativa.

Fala sério, mãe! é uma coletânea de crônicas bem-humoradas do cotidiano dessas duas personagens, que pode ser lida aleatoriamente ou como um romance em pílulas, em ordem cronológica, da barriga aos 21 anos.

Então, gostaram, até a próxima!

5/18/2012


Vida adolescente (por Malfada Teixeira)

0
Vida adolescente

A vida de adolescente é tão excitante
Tantas coisas a serem descobertas
Tantos segredos a serem desvendados
Tantos prazeres a serem desfrutados


Tantas coisas para se fazer que ás vezes dá um frio na barriga...
Não um friozinho de medo,
mas aquele friozinho que faz o instinto aventureiro dos adolescentes
ficar aguçado e o deixa inquieto
faz com que fique cheio de emoção por fazer algo
e quando faz, sente-se um herói
pois venceu as barreiras e seus próprios medos e
fez o que era bom para ele.


Adolescência é apenas uma fase,
mais uma fase que merece muita atenção
e precisa ser registrada.
Viva a melhor fase da vida!
Viva a adolescência!

(Poesia feita por Mafalda Teixeira de Avarenga)

Escola (por Juliana Cristina de Castro da Silva)

0
Escola

A escola é um aprendizado
Cheia de descobertas para fazer
Aqui o tempo passa
E eu cresço e tenho ainda muito a aprender.


A escola é um lugar perfeito
Aqui conheço pessoas e
Conquisto amigos do peito


Aqui sou feliz
Por tudo que aprendo
Faço, pulo, danço e digo
E a cada turma que chego
Eu falo um novo amigo.


Pena que este é meu último ano
Desta escola vou ter que sair
Vou sentir muitas saudades
Lamento dela me despedir.


Em uma nova escola vou entrar
Da minha antiga vou me lembrar
Muitas coisas boas vou levar
Tenho já que me preparar
Uma nova viagem vai começar.

(Poesia feita por Juliana Cristina de Castro da Silva)

5/17/2012


Mãe. (por Yasmim Lopez)

0
Mãe


Mãe, 
Você é a luz que me ilumina,
O sol que me acalenta,
A lua prata no céu escuro,
De noite sonolentas.


Mãe,
Você que me acaricia,
Me põe pra dormir com melodia,
E arrasa na cozinha.


Você é única,
Como o luar,
Tão importante,
Quanto o sistema Solar.


Mãe, 
Você que me ajuda a viver,
Só tenho uma coisa a lhe dizer,
Eu amo VOCÊ!


(Poesia feita  por Yasmim Lopez , membro da SPF)

Mesmo. (por Douglas)

0
Mesmo.

Mesmo brava, é linda
Mesmo alegre, chora
Mesmo tímida, comemora
Mesmo apaixonada, ignora
Mesmo frágil, é poderosa.


(Poesia feita por Douglas, membro do SPF, Sociedade dos Poetas Fonsecas)

Me amamente, mãe! (por Clara Mayro)

0
Me amamente, mãe!

Mãe negra
Me amamente
Com sua doçura bendita
E nesta infância infinita
A minha alma alimenta
O meu ser


(Poesia feita por Clara Mayro, membro da Sociedade dos Poetas Fonsecas, SPF)

Café Literário.

0
No dia 11/05, sexta feira, houve aqui na Biblioteca do colégio Orsina da Fonseca, o Café Literário, onde os pais e as mães foram convidados a tomar chá com biscoitos e ouvirem poesias recitadas pelos seus filhos, todos membros da "Sociedade dos Poetas Fonsecas". Foi um dia muito legal, os pais saíram satisfeitos e muito alegres pelos seus filhos!

OBS: Assim que tivermos fotos iremos atualizar.

5/14/2012


Feliz Dia das Mães!

0
Para todas as mamães de todo o Brasil... Um feliz dia das mães a todas, com muito carinho e amor especialmente da Biblioteca Orsina da Fonseca!

PARABÉNS MAMÃES!