10/05/2012


Bebendo meu café #8

0

Olá leitores do Orsina!



Depois de ficar um tempo sem postar esse quadro depois de umas complicações, voltamos com um clássico: cinco minutos, de José de Alencar, recomendação de nossa bibliotecária Érica. 






RESENHA:


A história do livro Cinco Minutos, de José de Alencar, se passa no Rio de Janeiro e começa quando o narrador-personagem, Lúcio,  perde um ônibus, pega o próximo, senta-se no fundo do transporte e se depara com uma moça de véu no rosto. Ele acha que a moça usa o véu para se ocultar porque talvez ela seja feia. A moça encosta o seu braço e a sua mão nele e ele instantaneamente se apaixona por ela, porém ela desce do ônibus sem que ele perceba. Após um mês de procura pela moça, ele a encontra em uma ópera e se declara, e mais uma vez ela foge e deixa para ele um lenço encharcado em lágrimas.

Depois de vários desencontros posteriores, ele finalmente conhece a moça. Ela fala que já o tinha visto em outras ocasiões, porém se afastou por ter uma doença incurável e pede para que ele a esqueça, mas é impossível, pois ele está super apaixonado. A moça, chamada Carlota, lhe envia uma carta dizendo que precisa viajar para a Europa junto com a sua mãe a procura de uma suposta cura para a sua doença, e ele vai atrás dela, e ambos vivem um lindo romance.


Carlota está agonizando na varanda junto com Lúcio e, quando está prestes a dar o seu último suspiro de vida, Lúcio a beija com o mais terno amor e ela se recupera e se cura da doença. Eles se casam e levam uma vida muito feliz. No fim, a retrospectiva de sua vida amorosa é toda relatada em uma carta escrita por Lúcio para sua prima.

0 comentários:

Postar um comentário